quinta-feira, 21 de abril de 2011

A perfeição de Viena

Preferi fazer dois posts diferentes pra Viena e Praga devido à grande diferença arquitetônica e cultural entre as duas, apesar de não ficarem assim tão longe uma da outra. São 4 horas de trem por 60 euros, mas confesso que a viagem de Praga a Berlim é bem mais atraente. Pensei que iria ver muitas montanhas e paisagens alpinas, mas pra minha decepção as plantações dominaram o suave relevo do trajeto.
Mas Viena é muito bonita e organizada, vale a pena principalmente pra quem gosta de arquitetura e é claro, música clássica. Afinal, aqui foi a casa do Mozart e outros mestres eruditos.


















 Cabe lembrar aqui que o principal motivo da minha viagem a Viena foi o congresso da European Geosciences Union, e por ser a FURG um polo de exportação na área, embora inesperado, não poderia deixar de encontrar outro egresso riograndino por aqui. O Giovanni vive atualmente em Nice, mas nunca tínhamos nos encontrado e tampouco sabíamos que iríamos nos encontrar, grata surpresa!









Próxima parada: Praga.
Até lá!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

East Side Gallery - Berlim

 Como havia prometido, aqui vai um post só do muro. Existem ainda vários pedaços preservados em Berlim, essa parte que fica no bairro Friederischain perto da estação de Waschauer Strasse é chamada de East side Gallery e se estende por aprox. 1km. É provavelmente a mais colorida.


















terça-feira, 19 de abril de 2011

Do outro lado do muro..

Cá estamos nós outra vez, como diriam meus amigos lusitanos. Pois bem, de regresso do leste europeu com a mala cheia de fotos iradas e ótimas recordações. Começo por Berlim, que na verdade foi a última parada, mas apenas por acaso baixei as fotos da cidade reunificada primeiro, nada de especial, quer dizer, muitas coisas especiais. Vamos lá!



Bom, pra começar uma paradinha na rua Oranienburg, onde fica o Dada falafel, o melhor da cidade.
Alguns passos a mais chegamos a Kunsthaus Tacheles, um predio bombardeado na 2 guerra que nunca foi reformado, e logo depois da queda do muro foi tomado por artistas independentes e transformado em centro cultural.





Bom, é tanta foto que nem sei por onde começar. Agora vou colocando o nome do lugar embaixo da foto, ok?
 Catedral ao fundo (Berliner Dom)
 Altes Museum
 Estatua do Netuno na Alexanderplatz
 Igreja de Sao Nicolau e torre da tv (365m)
 A coluna da vitoria (Siegessaule), mas nao pensa que é da segunda guerra, foi construida em 1863 quando a alemanha era ainda Prussia.
 Potsdamer Strasse (n sei como botar um beta no lugar do ss)
 Checkpoint Charlie, a única passagem entre os dois lados durante a guerra fria.
Uma amostra dos carros da alemanha oriental.

Bom, agora o clima fica um pouco mais pesado, sabe como é... se quiser clica na foto pra ampliar e ler os textos.




Essa última é o memorial aos judeus mortos, as outras prefiro não comentar, mas acho que fiz uma sequência que resume bem a história toda. 
Agora o clima melhora...
 Curtindo um baita dia em frente ao Reichstag
 O tal do portão de Brandenburgo
 Uma pequena amostra do muro no bairro de Friederischain, onde ficamos hospedados. Vou ter que fazer um post só do muro, vale a pena, então, esperem os próximos capítulos ehehehe.

 Olympicstadion! Fui tirar umas fotos e por acaso tinha jogo do Hertha Berlin pela bagatela de 15 euros, pra que!

 Esse é o museu da tecnologia, muito legal.

 Isso é um relógio mundial, ele gira inteiro!

Então é isso ai... uma pequena amostra dessa cidade fantástica que é Berlim. Acho que conhecemos uns 30% do que tem pra ver e fazer, isso mesmo, acha pouco? eheheheh Berlim é cidade pra ficar umas duas semanas e sempre vai ter algo novo. Recomendo e muito!
Bom em breve, posts de Viena, Praga e especial Muro de Berlim! Abraços!

Leonardo