domingo, 1 de maio de 2011

Praha, no coração da Bohemia

Pra começo de historia, quando parti de Praga minha impressão era de que faltava muito pra ser visto e aproveitado. Isso que a cidade nem é tão grande assim, da pra conhecer quase tudo a pé, o que ja torna o passeio muito charmoso. Me faltou tempo, com certeza, fiquei apenas um fim de semana, e pela movimentação da cidade nem da pra pensar em descanso, tanto pelos lugares e predios pra conhecer como pelas atividades culturais e populares que acontecem com frequencia.


No trem, a caminho... o visual eh bem bonito.
Um bom nome de restaurante
 
A cidade foi fundada pelos celtas no sec II a.C., mas a maioria dos grandes prédios da cidade foi construida pelo rei Carlos IV no sec. XIV, quando tornou-a capital do império romano. Mesmo assim, a cidade foi um dos primeiros lugares a se contestar a corrupção na igreja, com forte tendencia ao protestantismo nos anos posteriores.



 La pelo sec. XVI a cidade foi a capital cultural européia, e esses reflexos continuam até hoje. Grandes nomes moraram la, como Johan Kepler (pra quem não sabe, inspirou Newton na lei da gravitação universal), isso porque o Rei da Bohemia Rudolf II, adorador das artes e ciencias, convidou inumeros artistas, astrologos, alquimistas e outros pra morar na cidade.



 No final da primeira guerra, com a dissolução do império Austro-hungaro, nasce a tchecoeslovaquia e Praga como sua capital. A cidade foi invadida por Hitler em 1939, e foi bombardeada em maio de 1945 depois do assassinato de um dos principais lideres nazistas por rebeldes tchecos. Esse prédio acima, conhecido como casa dançante, foi construido sobre as ruinas de um predio destruido nesse bombardeio. Detalhe, que houve um bombardeio americano também, porque eles confundiram a cidade com Dresden. Que barbaridade...



 Depois da II guerra, a Tchecoeslovaquia seguiu no bloco comunista, porém sempre com tentativas de abrandar o regime totalitarista para um socialismo mais democratico, ou humano. Isso aconteceu na chamada Primavera de Praga em 68 e mais tarde com o protesto pacifico estudantil, reprimido com violencia pela policia, conhecido como Revolta de Veludo, ou Velvet Revolution, em 1989.

 Esse relogio astronomico, foi construido em 1410 e seu construtor foi cego pra que nao pudesse repeti-lo em outras cidades. Ele descreve a posicao solar e lunar nos signos e tambem a hora correta do nascer e por do sol. Clica aqui pra ver o funcionamento e aqui pra uma explicação mais detalhada.






























 As duas ultimas ja são a viagem de Praga a Berlim, esse trajeto foi o mais bonito que ja viajei de trem por aqui.
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário